Hotel da Loucura

Durante o segundo congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência, em julho de 2012, a ala de uma enfermaria desativada dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira foi ocupada por cores e muita alegria. Era o primeiro Ocupa Nise, iniciativa que fundou o Hotel da Loucura, ocupação artística que passou a ser a sede da UPAC.

O espaço, cujas paredes são tomadas de cores, poesia, histórias de quem passou por ali e muitas outras intervenções, aos poucos foi se caracterizando como um ambiente de convivência entre clientes (como Nise da Silveira chamava os pacientes), artistas, educadores e pesquisadores.

Hoje o Hotel ocupa dois andares num dos prédios do complexo psiquiátrico, contando com um spa, restaurante, ateliês e galerias de arte. Neste ano, o Ocupa Nise reuniu, durante uma semana de intensas atividades, cerca de 400 pessoas de todos os cantos do Brasil e de fora do país, no maior evento de psiquiatria cultural do planeta.

– Nós temos uma comunidade em formação, em processo de aprendizagem, de diálogo, e queremos resgatar e trabalhar a cultura dos nossos ancentrais, modificar nossas práticas simbólicas e melhorar a saúde mental das nossas coletividades – enfatiza Pordeus, que já levou o trabalho feito no Hotel da Loucura à Londres.

 

Sede da Universidade Popular de Arte e Ciência

Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde

Norte Comum

TV Caiçara

Vo Pixá Pelada

Nectar

CRUA

Teatro de DyoNises

AIA Coletivo

Jornal (Re)orgaNISe

Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521 – Instituto Municipal Nise da Silveira – Casa do Sol – Engenho de Dentro – RJ

Visite a página no facebook: Hotel e Spa da Loucura