Edição #2

Clique no link abaixo e leia a versão digital da 2ª edição de nosso impresso!

Edição #2

Afete-se! =)

EDITORIAL

Apreciar os riscos
e suposições
Manifestar brandura
e mansidão
Assegurar acessibilidade
E preservar coragem

Transição

Se enunciar repleta, intacta.
Apta a habitar todo lugar
Se aflorar bela

Assim que for embora
Perpetuar a história
Desvalidar o improvável
Desdenhar do inconcebível

Ocupar o ar das horas
plenas, serenas.
Inéditas, autênticas
Revidar bela

Desperta em nós
Nova aurora ao coração
Ensina a perder o medo
Alcança a voz,
acorda de prontidão.
Anuncia

Milagres acontecem
quando a gente vai à luta
Milagres acontecem
quando a gente vai
Milagres acontecem
quando a gente vai à luta

Transição, de “O Teatro Mágico”

No dicionário da língua Portuguesa ocupar é definido como: encher um espaço de lugar e de tempo. Habitar. Tomar posse de.

Pra nós, empoderar é agir de forma coletiva e consciente quanto às questões sociais. É reagir.

Quando as pessoas oprimidas transbordam após os sufocantes silenciamentos, quando elas tomam de volta o poder que lhes foi tirado, quando elas passam a não tolerar todas às injustiças a qual são acometidas, isso significa que essas pessoas se empoderaram.

Quando camponeses, trabalhadores rurais, famílias pobres e indivíduos excluídos que não tem acesso à direitos básicos, como o de moradia, encontram espaços ociosos, abandonados, que não cumprem seus papéis sociais, é lógica a consequência: essas pessoas vão se organizar e tomar posse de seus direitos.

Para ilustrar esse editorial escolhemos uma foto que tem como paisagem o Reino da Dinamarca. Uma das provas de que horizontalidade não é uma utopia.

“Christiania começou a escrever sua história em 1971. Foi a partir das ideias de um jornal alternativo, o Head Magazine, que um grupo de pessoas, de idades e classes sociais variadas, decidiu ocupar os barracos de uma área militar desativada na periferia de Copenha- gen.
Era o início de uma luta incansável contra o Estado. […] “Cristiania não tem prefeito, não tem eleição e funciona sem governo, sem imposição de leis que controlem a organização social. A lenda da cidade-livre da Dinamarca é real: inspirada no Anarquismo, Christiania resiste há mais de 40 anos, inventando um jeito novo de conviver com os problemas da vida comunitária.”

Se você não consegue acreditar, é possível encontrar informações dessa comunidade na internet ou ainda, em (infelizmente raras) bibliotecas públicas.

A resistência é inevitável, iminente, poderosa.
Disse Waly Salomão: “E chega desse papo furado de que o sonho acabou! A vida é sonho.”

A REDAÇÃO